Anúncio
Região de Vitória da Conquista

Bancários de Vitória da Conquista reivindicam melhores condições de trabalho no BB e na Caixa

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio

O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região realizou uma manifestação no Centro de Vitória da Conquista contra o que eles classificaram como sucateamento do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

O ato foi realizado na manhã da última terça-feira (7) e fez parte do Dia Nacional de Luta em Defesa dos Bancos Públicos e de seus Empregados, que aconteceu simultaneamente em diversas cidades do país e nas redes sociais.

Anúncio

De acordo com o sindicato, as trabalhadoras e trabalhadores do BB e da CEF exigem melhores condições de trabalho, o fim de metas abusivas e do assédio institucional, além de mais contratações para reduzir a sobrecarga de trabalho e melhorar o atendimento à população.

A entidade ressalta que nos últimos anos, tanto a Caixa quanto o Banco do Brasil vêm sofrendo com o corte dos postos de trabalho, o fechamento de agências e a venda de áreas importantes – e altamente lucrativas – para a iniciativa privada, o que vem prejudicando o atendimento diário à população, mas sobretudo a atuação dos bancos como um todo.

“A CEF, que é um banco 100% público, tem sido alvo do projeto entreguista do governo, que articula a privatização das loterias e quer abrir o capital do banco. Com um déficit de cerca de 20 mil funcionários, os trabalhadores que estão na ativa são submetidos à sobrecarga de trabalho e a metas abusivas. Já a atual gestão do BB deu início, em 2017, a mais um plano de desmonte da instituição, chamado de “reestruturação”, com o fechamento de mais de 360 unidades, o desligamento de 7 mil funcionários por meio de PDVs e a venda de subsidiárias”, diz nota do sindicato.

Anúncio

“O Banco do Brasil e a Caixa são patrimônios dos brasileiros e ferramentas essenciais para disponibilização de programas sociais e fornecimento de crédito. É importante que a população saiba que as políticas de demissões que são impostas nesses bancos trazem como resultado a precarização do atendimento, com cada vez mais tempo de espera nas filas. Para a categoria bancária, a consequência é o aumento da sobrecarga de trabalho, das metas e, por consequência, do adoecimento físico e mental. Precisamos unir forças para cobrar dos bancos e do governo a contratação de mais funcionários e o respeito aos direitos dos consumidores das instituições financeiras”, considera Leonardo Viana, presidente do Sindicato dos Bancários.

Anúncio
Anúncio

Esta postagem foi publicada em 9 de dezembro de 2021 13:44

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024